Se existe um tipo de cavalgada a evitar, certamente é o trote sentado. É um desafio para muitos cavaleiros europeus, exigindo uma resistência quase masoquista. Em outras partes do mundo, no entanto, a situação é bem mais confortável. Até mesmo algumas raças de cavalos concordam e poupam seus cavaleiros do incômodo de um trote.
Bem relaxante: a típica marcha do Mangalarga Marchador.
Prepare-se para conhecer a “Marcha Batida” e a “Marcha Picada”. O que pode soar como nomes de drinks exóticos são, na verdade, os dois movimentos únicos dessa incrível raça. Eles podem ser descritos como algo semelhante ao tölt islandês (marcha suave típica do Cavalo Islandês) – só que melhor. A Marcha Batida é um movimento diagonal de quatro tempos, no qual pelo menos um casco do cavalo está sempre em contato com o chão. Isso torna a marcha incrivelmente suave e confortável, a ponto de até iniciantes parecerem experientes na montaria. Já a Marcha Picada é um movimento lateral que embala o cavaleiro de forma cômoda e relaxante, ideal para percorrer longas distâncias. Com uma altura que varia entre 1,47m e 1,57m, o Mangalarga Marchador não assusta pelo seu tamanho e ainda impressiona por sua elegância.

O Haras Maracaípe fica a próximo à praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, e abriga 25 cavalos Mangalarga Marchador criados na própria fazenda. As trilhas para cavalgadas passam por plantações de coqueiros, estradas de terra e longa extensão de praia. Se você parar para tomar algo em uma barraca de bebidas, os cavalos esperam pacientemente, fiéis à sua natureza tranquila – um luxo que merece destaque! O pacote oferecido pelo Haras Maracaípe encanta tanto os visitantes que a pequena fazenda recebeu o **Traveler's Choice Award** do TripAdvisor em 2024.

Mesmo quem não curte cavalgada tem muito o que fazer no Haras Maracaípe. Uma das praias mais populares do Brasil, Porto de Galinhas, fica pertinho dali. Não admira sua fama: a areia é super fina e branca, o mar é azul turquesa e pontilhado de piscinas naturais. Na própria cidade, você pode fazer compras ou aproveitar o dia a dia. O que é muito agradável é que a natureza e a conservação marinha estejam integradas na oferta turística. No Museu das Tartarugas Marinhas você aprende sobre essa espécie ameaçada de extinção e sobre a vida no mar – aquele mesmo por onde você cavalga, desfrutando a suavidade do Mangalarga Marchador.
